Habemus Vinium
Arquitecto
Filipe Clairouin
Localização
Quinta Nogueira, Funchal, Madeira
Projeto e construção
2016
Gestão de obra
João Castro - AZU
Construtor
Erumad
Instalação elétrica
Gonçalo Cafofo
Ventilação
Augusto Fernandes
Comércio
O programa uma loja de vinhos, havia uma espaço em tosco, com um belo tecto em betão liso perfeito com o padrão da cofragem…
Este espaço é um pouco a recriação de uma cave de armazenamento de vinhos, escuros e frescos por natureza. Ao mesmo tempo procurou-se criar um espaço envolvente e intimista o suficiente para o viajante sentir-se em casa, sinal disso uma estante com livros e um sofá para leitura.
Um orçamento reduzido, materiais básicos que revestem as paredes, o OSB um material composto por sobras de pinho muito usado também na construção, numa alusão às caixas de transporte de vinhos dispostas numa estereotomia irregular que confere uma experiência táctil rica e por onde atravessa alguma luminosidade, vinda da iluminação indirecta existente.
No tecto a “Aranha” uma grande luminária suspensa no tecto, idealizada entre o arquiteto e o dono de obra, que é o elemento principal do espaço. Esta peça é composta por fio e casquilhos de cor preta dispostas aleatoriamente a diferentes alturas, e que tem penduradas garrafas icónicas do mundo dos vinhos, foi usada uma máquina específica de cortar garrafas e ainda com isso fabricaram-se com a base dessa garrafas, cinzeiros para os clientes.
O cheiro do mobiliário em madeira de pinho, e toda a madeira usada no espaço, a comida e a bebida, faz
com que todo este espaço seja uma experiência sensorial muito marcante às portas da lindíssima Quinta Magnólia.